quarta-feira, 18 de março de 2009

Radiohead e a descoberta do mundo

Ontem assisti a um show antigo do Radiohead na tevê e posso dizer com certeza, e alguma pieguice, que experimentei uma sensação semelhante àquela que nós, os tarados por literatura, vivenciamos quando descobrimos um grande escritor. Ao ver a performance da cultuada banda inglesa num festival de música europeu, em 2003, eu me dei conta de que aquilo que sempre ouvira falar a respeito do som do grupo não era nenhum exagero: os caras são mesmo uns monstros.

Acho que só não “descobri” a música do Radiohead antes por pura preguiça – essa meia-irmã da ignorância. Já disse aqui que, quando recebo uma dica ou me interesso por qualquer manifestação artística, procuro saber mais a respeito. Sou um sujeito estranho que leva o cinema e a literatura (que são meus principais pólos de interesse) a sério, sendo que o mesmo se aplica às demais formas de arte. Pois não fosse nossa capacidade de abstração, voltaríamos a andar de quatro e a catar piolho na cabeça uns dos outros – quer dizer, nada muito diferente, ou mais indigno, do que costumamos nos ocupar atualmente.

Talvez eu seja mesmo muito sugestionável, pois meu interesse pelo Radiohead data de meados do ano passado, quando já havia rumores de que eles se apresentariam no Brasil no início deste ano, como de fato acontecerá nesta sexta-feira, no Rio, e no domingo, em São Paulo. Talvez Thom Yorke, o vocalista da banda, seja mesmo um extraterrestre, como desconfia meu irmão, Chukatrok. Talvez o desespero tenha potencializado minha faculdade de assimilação do contemporâneo e do belo. E talvez eu não passe mesmo de um idiota: alguém que pensa ter uma razoável compreensão das “coisas do mundo”, mas que na realidade está muito distante disso.

(Talvez eu só esteja com sono.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário