sábado, 21 de março de 2009

Prêmio Sesc de Literatura 2008 - Fim da Angústia

Acabou a angústia. O resultado do Prêmio Sesc de Literatura 2008 foi finalmente divulgado nesta sexta-feira. Eu havia inscrito um romance meu na competição e aguardava ansioso pelo anúncio dos vencedores. Infelizmente, meu livro não ganhou o prêmio principal, que garantiria sua publicação e comercialização pela editora Record. Mas não tenho motivos para estar triste. Ao contrário. Meu romance Paroxetina ou Crônicas de um ansioso crônico ficou entre os vinte quatro finalistas da categoria e, o que me deixou ainda mais contente e orgulhoso, recebeu menção honrosa da comissão julgadora.

Sinceramente, eu não imaginava que o livro pudesse chegar tão longe. Entre várias razões, por não se tratar de um romance no sentido clássico, e sim de um relato ficcional de cunho autobiográfico narrado num tom de tragicomédia. Para mim, a chance de ele ser descartado de saída pelo júri era muito grande. Que bom que eu estava enganado!

Sofri muito durante esses seis meses de espera. Criei este blog para tentar arejar um pouco a cuca, esquecer o romance e o prêmio - pois eu só fazia imaginar o modo com que o livro seria recebido, além de meu futuro como escritor caso não obtivesse nenhum reconhecimento. Pensei em abandonar a pena, por assim dizer. Essa poderia (e pode) ser minha maior contribuição à literatura brasileira, que, a bem da verdade, anda carecendo muito mais de leitores que de literatos, sejam eles bons ou ruins. Por isso cogitei de me resignar apenas com a condição de leitor, que é muito mais confortável que a de autor, em todos os sentidos.

Passei dois anos escrevendo e reescrevendo esse livro. O texto foi reformulado várias vezes, até que em agosto do ano passado eu me dei por vencido: decidi que daria o romance por encerrado. Então, após algumas tentativas malogradas de apresentá-lo a uma editora, tomei a iniciativa de inscrevê-lo no Prêmio Sesc, um concurso exclusivamente voltado para autores inéditos. Foi um verdadeiro sacrifício fazer as quatro cópias exigidas pelo regulamente e ter de transportá-las até a unidade do Sesc mais próxima, em Taubaté. Além do quê, depois que entreguei os originais, caí na bobeira de reler o livro e me deparei com vários erros de revisão, principalmente de ortografia. Fiquei chateadíssimo. Imaginei que, além de mau prosador, me tachariam de semi-analfabeto.

O tempo e o parecer do júri, no entanto, se encarregaram de provar que eu estava sendo severo demais comigo mesmo, e que, embora o livro esteja longe de ser irretocável, ele possui algumas qualidades.

Não tenho a mínima idéia de como a distinção outorgada a mim e a dois outros escritores pela comissão julgadora do prêmio influenciará nossas carreiras. Mas gostaria muito que ela suscitasse o interesse de algum editor por nossas obras. Seria maravilhoso. Afinal, todo criador deseja expor seu trabalho ao público, ainda que isso cause um grande desconforto.

Enfim, parabéns aos vencedores: Márcio Ribeiro Leite, por O momento mágico (romance); e Sergio Leo, por Mentiras do Rio (contos). E o meu voto de sucesso aos outros dois colegas que também obtiveram menção honrosa, José Jorge de Mendonça, pelo romance Vale Grande, e Edson Dourado Marques, por Com quem o demônio aprende.

Caso você queira conferir todo o resultado do concurso, basta clicar aqui.

Um abraço de chimpanzé.

5 comentários:

  1. Chipanzé,

    Parabéns pelo resultado.
    Esse seu texto e meus últimos dias vividos me fizeram pensar sobre a amplitude das coisas pequenas e a pequenez das coisas grandiosas.
    De qualquer modo, também torço para que a menção honrosa potencialize a publicação do livro, se esta for a única maneira de tomar um pouco de sua Paroxetina.
    Abraços de Adão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos cumprimentos, Adão.

    Você, na condição de escritor, sabe o quão importante são esses incentivos para que um autor possa seguir criando.

    Agora é torcer (e trabalhar) para que mais pessoas possam ter o seu quinhão de paroxetina.

    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. Caro Bruno, se eu, com 24 anos, tivesse escrito um romance e ainda por cima recebido menção honrosa por ele, não passaria nem perto de abandonar os sonhos literários.
    Sei bem o que é essa expectativa, e já estava com outro livro a caminho, pronto para apresentar de novo, caso não entrasse nessa seleção. Continue, meu caro, começou por cima. Não tenha ´pressa de publica por qualquer editora, escolha muito bem sua primeir vitrine, porque o talento já mostrou que tem.

    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. "publicar" e "primeira". Sou péssimo datilógrafo, meu original tambéme stava cheio de errinhos. Coisa tola, as editoras já estãoa costumadas...

    abração.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Sergio,

    obrigado pela visita e pelos cumprimentos.

    Parabéns pela conquista. E sucesso com o livro.

    Sempre escrevi contos, mas quis o destino que eu debutasse no meio literário, por assim dizer, com uma narrativa longa. Coisas da vida. Agora é trabalhar para escrever mais e melhor.

    Pode apostar que irei ser um dos primeiros a adquirir seu livro.

    Abraço. E volte sempre.

    ResponderExcluir